Todo tipo de energia é perigosa? Depende! Depende da forma com que é transportada, armazenada, dissipada, acessada. Energias são consideradas perigosas, e por isso, precisam ser constantemente monitoradas para evitar acidentes.
Você saberia me dizer quais são essas energias?
Caso queira aprender mais a respeito delas, continue aqui comigo até o final deste artigo, para saber sobre energias perigosas, e como se deve tratá-las para evitar qualquer tipo de acidente.
Tipos de energias perigosas
Abaixo, uma lista que contém as 8 principais energias perigosas que atualmente são conhecidas pelo homem:
- Elétrica;
- Hidráulica;
- Pneumática;
- Química;
- Mecânica;
- Radiação;
- Gravitacional;
- Residual.
Essas energias precisam ser monitoradas e controladas. Quando precisam ser acessadas, necessitam de ser bloqueadas e dissipadas corretamente para que não afetem a rotina de trabalho de ninguém, e muito menos possam causar qualquer tipo de acidente, afinal, são energias poderosas.
O que define uma energia perigosa?
Uma energia perigosa é toda aquela que conduz algum perigo, ou seja, uma energia que apresenta riscos para a pessoa que se encontra responsável pela manutenção, ou até mesmo para quem trabalha no ambiente.
Cada energia merece a sua manutenção adequada, e deverá ser protegida corretamente para evitar qualquer tipo de transtorno que causa algum acidente no ambiente de trabalho.
Quais ambientes apresentam energias perigosas?
Os ambientes que normalmente apresentam uma quantidade muito grande de energia capaz de prejudicar um grande estrago, são normalmente fábricas químicas, usinas nucleares e usinas hidrelétricas que utilizam a água para fabricar energia.
Estes locais são bem carregados, por assim dizer, entretanto, é possível torná-los seguros desde que os responsáveis pelo local tenha a responsabilidade de cuidar de todo o processo de segurança para evitar que esta energia possa se dissipar a ponto de prejudicar todo o ambiente de trabalho.
Outros ambientes como indústrias metalúrgicas, petroquímicas, alimentícias e até escritórios comerciais, clínicas médicas, estéticas e hospitais apresentam energias perigosas que precisam ser tratadas como tal.
Como bloquear e dissipar as energias perigosas?
A dissipação de energias dependerá de como ela está armazenada. Por exemplo, no caso de pressão de ar comprimido, a dissipação deve ocorrer através de uma válvula de bloqueio. A energia térmica, através da dissipação do calor ou de esquentar a superfícia muito fria. Tais procedimentos devem ser estudados quando da análise preliminar de riscos.
O bloqueio deve ser feito através de procedimentos de Bloqueio e Etiquetagem, o Lockout Tagout ou apenas LOTO. Esse procedimento, quando adotado pelas empresas, deve dispor de técnicas e premissas para bloqueio, dispostas em matrizes de bloqueio dos equipamentos, bem como de dispositivos específicos para bloqueio e travamento, como cadeados, que dependerão de quais componentes serão bloqueados.
Quem deve efetuar o processo de isolamento, por exemplo, de energia elétrica?
Existe uma equipe que é responsável e capacitada pelo projeto do sistema de distribuição de energia, e normalmente, esta mesma equipe será a responsável por fazer toda a parte de isolamento e avisos, para que os profissionais saibam em quais locais se encontra um quadro de energia, ou até mesmo um campo elétrico muito forte.
O LOTO deverá ser efetuado por um técnico que obteve um treinamento adequado, para que dessa forma, o procedimento não tenha falhas. Até porque, estamos nos referindo a energia elétrica.
Qualquer falha poderá causar uma grande catástrofe dentro da empresa, prejudicando não só o rendimento do trabalho, mas poderá também colocar em risco a vida das pessoas.
Regras para efetuar a proteção de energias perigosas
As regras para efetuar o LOTO, o processo de bloqueio de energia evitando que surja um acidente, se encontra fundamentado nas normas OSHA 1910.147, NR10, NR20, NR33 e NR12.
Para saber mais a respeito, basta acessar cada uma delas que lá, você irá encontrar tudo muito bem explicado. Aqui no site também temos diversas explicações sobre as normas, exemplificadas em textos como estes. Você também pode entrar em contato através de nosso suporte via chat.
Lembrando que, existem locais que oferecem treinamento para capacitar profissionais no processo de bloqueio de energia, é recomendável que você efetue este treinamento para aprender corretamente como funciona o processo.
Essas foram as dicas a respeito de quais são as energias perigosas, e o como você deverá lidar com elas para evitar qualquer tipo de tragédia.
Esperamos que tenham gostado, aproveite essas e muitas outras dicas que estão à sua disposição aqui no nosso site.