O laudo técnico de avaliação máquinas é um documento extremamente necessário para que você possa estar dentro das normas impostas pela NR12, além de evitar problemas devido à falta de análise das máquinas.
Muitas empresas hoje em dia não estão dando a atenção devida para este documento. Talvez, a maioria delas vai lembrar apenas quando fiscalização solicitar o documento em uma inspeção de rotina com prazos curtos.
Ou até mesmo caso aconteça algum acidente durante uma manutenção. Não espere o pior acontecer para que perceba a importância desse documento.
Aqui neste artigo, falaremos um pouco a respeito do laudo técnico de avaliação de máquinas.
Qual é o motivo pelo qual as empresas precisam se atentar a necessidade do laudo técnico de avaliação de máquinas?
O motivo inicial aquele que mais facilmente chama atenção é o atendimento legal, que determina a NR12, de onde iniciam-se quaisquer trabalhos de adequação de máquinas à NR12.
É com este laudo, ou análise e apreciação de riscos, que as empresas conseguem priorizar seus investimentos em segurança de operação de máquinas e equipamentos.
Porém, mais do que uma exigência legal, o laudo é um instrumento de auxílio a todos os proprietários de máquinas e equipamentos, pois as exigências já existem e estão definidas nas normas regulamentadoras e quanto mais complexo for um equipamento mais difícil é demonstrar a sua adequação sem um laudo bem elaborado.
Portanto, o principal motivo para se manter um bom laudo dos equipamentos de uma empresa é a segurança!
Mas temos que entender a segurança de forma mais ampla, pois além da segurança operacional, também estamos falando da segurança do negócio.
Aproveite essas e muitas outras dicas que se encontram aqui no nosso Blog.