Ao longo de um processo de manutenção, uma parte muito importante e o bloqueio e etiquetagem de energias perigosas, para que dessa forma, seja possível evitar qualquer tipo de acidente.
Se trata de um processo simples de ser executado, de extrema importância, que garante a segurança tanto do profissional que estará executando a manutenção, quanto dos operadores que se encontram no local.
Aqui neste artigo, preparamos algumas dicas a respeito do que é o bloqueio e etiquetagem, para que de agora em diante, você tenha condições de entender o porque estes processos são tão importantes apesar de serem simples.
No que consiste um bloqueio e o processo de etiquetagem?
Para aqueles que ainda desconhecem, o bloqueio de energias se trata de um procedimento de segurança que precisa ser efetuado antes do início de uma intervenção, ou possível manutenção que irá acontecer em equipamentos com potencial dissipação de energia perigosa armazenada.
Este bloqueio é efetuado nos componentes de seccionamento de energia e também precisa ser sinalizado com o responsável pelo bloqueio.
Este procedimento precisa ser feito por um profissional habilitado, ou seja, o profissional que vai fazer o LOTO deverá ter se submetido a treinamento, somente assim, estará habilitado a fazer o processo de bloqueio e etiquetagem.
Como este procedimento é efetuado?
O processo de execução em si é bastante simples, e não se trata de um procedimento que exige muito do profissional, na realidade, o conhecimento para efetuar o bloqueio é bem básico, sobretudo é uma atividade muito importante.
Neste procedimento o profissional terá que identificar como fazer o bloqueio, quais os componentes de seccionamento da energia, quais os dispositivos para bloqueio da energia. Após o local ser analisado, energias identificadas, dispositivos de bloqueio separados, deve-se bloquear os componentes de seccionamento de energia, esvaziando acumuladores de energia presentes, verificando em seguida e testando o equipamento para se evitar partidas ou dissipação inesperada de energia.
Porém, todos estes requisitos são bem fáceis de serem efetuados, o problema está de fato na atenção e no método correto da aplicação da realização da etiquetagem e dos bloqueios.
Documentação de segurança
Além de estar a disposição para efetuar o processo de bloqueio, o profissional precisa ter acima dele um supervisor que irá averiguar o trabalho, garantindo que tudo esteja conforme o desejado, e o mesmo deverá ter em mãos a documentação de segurança, que consiste no procedimento ou política de bloqueio de energias perigosas, na matriz de bloqueio da máquina, que mostra os exatos locais de bloqueio das energias e o passo-a-passo para bloqueio e cartões de identificação.
Aproveite esta e muitas outras dicas que se encontram à sua disposição aqui no nosso Blog.