O bloqueio e etiquetagem é uma das principais prevenções contra acidentes em ambientes de produção, atividades de manutenção e instalações elétricas. Nesse artigo, você vai entender como funciona o bloqueio e etiquetagem, como fazer e quais as principais legislações que o regulamentam.
O que é bloqueio e etiquetagem?
Também conhecido pela abreviação LOTO, bloqueio e etiquetagem é a tradução do termo Lockout & Tagout. Consiste em técnicas e procedimentos designados para o bloqueio de energias perigosas contra partidas inesperadas, com o objetivo de prevenir acidentes.
Onde se aplica?
O bloqueio e etiquetagem, geralmente estão muito relacionados com serviços de manutenção que são recorrentes em todos os ambientes nos quais as máquinas e equipamentos estão inseridos. Manutenção aqui chamamos de qualquer atividade não corriqueira relacionada à operação: limpeza, lubrificação, ajustes, manutenção corretiva ou preventiva. O processo de manutenção apresenta um grande potencial para acidentes, se não executado com segurança. Uma das maiores causas de acidentes durante manutenções está relacionada às energias presentes nas máquinas. As máquinas podem possuir vários tipos de energia, podendo ser energia elétrica, pneumática, mecânica, hidráulica, química, térmica, entre outras.
Como é feito
O objetivo principal do LOTO bloqueio e etiquetagem de energias é garantir que não haja partidas inesperadas no equipamento foco, com a liberação de qualquer energia perigosa presente no ato da intervenção de energia. A partir disso, o bloqueio de energia ocorre através de dispositivos de travamento colocados diretamente no ponto de acionamento da energia. Os dispositivos de travamento são projetados de maneira específica para cada tipo de acionamento e energia em questão (chaves seccionadoras, válvulas, etc.). Após feito o bloqueio de energia, o travamento é imprescindível à etiquetagem do ponto: sua função é garantir uma informação visual que indique que a máquina não pode ser operada no momento, quem é o responsável pelo bloqueio e como contatar. A etiqueta deve ser padronizada de acordo com o procedimento inserido no local e deve possuir informações específicas como nome e foto do funcionário que realizou o bloqueio.
Normas
Os procedimentos de bloqueio e etiquetagem são fundamentados através das exigências contidas nas Normas Regulamentadoras NR 10 e a NR 12, regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A NR 10 estabelece requisitos relacionados a instalações elétricas, enquanto a NR 12 se refere diretamente a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, ambas as normas preveem a obrigatoriedade de elaborar e executar procedimentos de bloqueio e etiquetagem para a prevenção de acidentes.
Com o bloqueio e etiquetagem é possível identificar e prevenir acidentes, além de garantir a segurança dos funcionários. A Conecktt é especializada em consultoria para fábricas e indústrias, oferecendo soluções que atendam às regulamentações vigentes. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.
A Conecktt Soluções é uma empresa de adequação de normas, especializada em bloqueio de energias e implantações de programas LOTO, ou também conhecidos, Programa de Controle de Energias Perigosas.







